2020-36-0003 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: MAPEAMENTO DOS DEFEITOS EM PROCESSOS DE SOLDAGEM MIG/MAG ROBOTIZADO COM FOCO EM PROPOSTAS DE MELHORIAS NA REDUÇÃO DE SCRAP
Autoria: ROGÉRIO RODRIGUES SALES
Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver o mapeamento dos defeitos que são gerados pelo processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding – GMAW) robotizado. Mediante os cenários dos defeitos e seus índices de incidência, serão indicados os estudos de melhorias para redução dos indicadores de reprovação das peças soldadas (scraps) de uma empresa do segmento automobilístico. A pesquisa delimita-se em mapear os defeitos de um processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding – GMAW) robotizado em uma célula de produção de uma empresa automotiva. Será utilizado o método de pesquisa ação, onde a abordagem dos problemas contempla muitas formas de pesquisa orientada para a ação. Com o desenvolvimento deste trabalho, é esperada a obtenção de metodologia de monitoramento e controle do processo de soldagem que permita implementação dos procedimentos preventivos para redução dos custos decorrentes das peças reprovadas (scraps). Scrap é definido como material inutilizável durante o processo produtivo devido aos desvios e reprovações em relação às especificações e características técnicas. Desta forma, não satisfazendo aos padrões dimensionais e de qualidade, e assim, impossibilitando o reprocessamento. Consequentemente, o scrap é classificado como sucata. Este estudo é desenvolvido para atender a demanda da empresa objetivando implementar controles nos processos de manufatura e no mapeamento dos scraps. A maioria dos processos de fabricação gera peças ou unidades deficientes (aquelas que não atendem às especificações de projeto e qualidade). Embora tecnicamente não seja possível eliminar completamente todos os scraps, pode-se realizar melhorias nos processos de manufatura. A busca constante para reduzir o índice dos scraps propicia controle no risco de aumento dos custos de produção e simultaneamente melhoria nos processos de fabricação.
2020-36-0010 || Ano de publicação: 2020
Categoria: TESTES E SIMULAÇÕES/TESTS AND TESTING
Título do Paper: ESTUDO DA INTERAÇÃO PNEU-SOLO DEFORMÁVEL DE UM VEÍCULO OFF-ROAD BASEADO NA TEORIA DE WONG-REECE
Autoria: LUCAS CASTRO SOUSA
Resumo: O estudo da interação entre pneu e solo deformável aplicado aveículos off-road tem sido comumente simplificado por modelosadequados a veículos de passeio, onde, no entanto, a física doproblema é caracterizada pela diferente interação entre o pneu e asuperfície de contato. A correta implementação desses modelospermite um melhor entendimento sobre a mobilidade do veículo.Neste trabalho é utilizado o modelo semiempírico de Wong-Reece, oqual permite avaliar os esforços radiais e longitudinais produzidos nasuperfície de contato entre o pneu e o solo deformável. O modelo éaplicado no estudo de um veículo leve off-road com tração traseiraquando trafega sobre dois tipos de solos arenosos: compacto e macio.Com isso, são analisados os comportamentos do conjunto de rodastraseiras (tratoras) e dianteiras (rebocadas) no intuito de se verificaros esforços na superfície de contato entre o pneu e o solo deformávelpara posterior trabalho de implementação em um modelo dinâmicodo veículo. Os resultados encontrados no estudo foram satisfatórios econdizentes com o apresentado na literatura.
2020-36-0015 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MEIO-AMBIENTE/ENVIRONMENT
Título do Paper: DESACELERANDO O CONSUMO
Autoria: EMERSON BATAGINI
Resumo: Pesquisas mostram que o sistema de transporte é um dos maioresresponsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera [1]. A crescentedemanda de automóveis contrapõe de forma direta com a escassez deinsumos, o aumento da temperatura do planeta, a degradação daqualidade do ar nos grandes centros. Este contraponto é cada vezmais estudado e discutido, demandando que pesquisas sejamdirigidas na busca de soluções sustentáveis desde a produção até oconsumidor final.Uma das opções para reduzir a emissões de gases é a utilização deveículos movidos a outras fontes de energia que não a fóssil, porexemplo, o uso do etanol ou energia elétrica.Converter parte da energia cinética do veículo em energia elétricareduz emissões na produção de eletricidade e na queima de gases notransporte. Aplicar o sistema de freio nesta transformação através deinovações tecnológicas com o controle de estabilidade, embarca, emum só sistema, segurança e meio ambiente.
2020-36-0027 || Ano de publicação: 2020
Categoria: SEGURANÇA/SAFETY
Título do Paper: A ESTÉTICA VEICULAR APLICADA AOS DISPOSITIVOS LUMINOSOS
Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA
Resumo: Um segmento de atuação expressiva no mercado automotivo é o da,comumente denominada, estética veicular. Trata-se, grosso modo, dealterações da originalidade que, de formas variadas, buscampromover destaque e impacto visual. Tais alterações, quandoempregadas em itens ornamentais, não desencadeiam, em princípio,impactos na segurança veicular, embora afetem a originalidade doveículo. No entanto, quando se trata de faróis e lanternas, dispositivoscuja funcionalidade está diretamente ligada à promoção da segurançaveicular, a quase totalidade das alterações coloca em risco asegurança do condutor e demais usuários da via. Os riscos podemvariar muito, desde o comprometimento da distribuição luminosa,passando por mudanças na cor da luz emitida e chegando até mesmoà degradação precoce do dispositivo luminoso, sobretudo com apossível ocorrência de soltura e/ou derretimento de componentesinternos, infiltração de água etc. Tais problemas decorrem, em parte,por conta do desconhecimento quanto à finalidade dos faróis elanternas automotivos, no que se inclui também o desconhecimentoquanto à complexidade que envolve os processos de concepção,validação e fabricação destas autopeças. Na ciência destes princípiose métodos, que fundamentam a engenharia automotiva e subsidiam asegurança veicular, reside a base de contestação a quaisqueralterações em dispositivos luminosos. Considerando-se estespressupostos e, sendo a segurança veicular uma premissa inegociávelpara o mercado de autopeças, este trabalho pretende caracterizar aestética veicular, aplicada aos dispositivos luminosos, mediante umcaso recorrente desta prática. Uma das principais finalidades será a deesclarecer, nos contextos normativo e legal, os impactos à segurançaveicular.
2020-36-0030 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ABS/ FIBRA DE BANANEIRA
Autoria: VANESSA MACIEL SANTOS ALMEIDA
Resumo: Com o crescimento da preocupação com questões ambientais e danecessidade de materiais biodegradáveis, a utilização de fibrasvegetais como reforço de polímeros vem sendo empregada naindústria automotiva para obtenção de materiais com melhordesempenho mecânico. A bananeira é largamente encontrada empaíses tropicais e o Brasil é um dos maiores produtores, o que mostrauma das vantagens na utilização de sua fibra. Neste trabalho forampreparados compósitos de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno)com fibra de bananeira. As fibras foram extraídas manualmente dopseudocaule de bananeira e incorporadas por extrusão no ABS naforma in natura e tratada, nas proporções de 5, 10 e 15%. Aestabilidade térmica foi investigada por análise termogravimétrica(TGA) e por calorimetria exploratória diferencial (DSC). Assuperfícies das fibras e dos compósitos também foram analisadas pormicroscopia eletrônica de varredura (MEV). A cristalinidade foiavaliada por Difratometria de raios X (DRX). O desempenhomecânico dos materiais foi investigado com ensaios de tração eflexão. Observou-se que o módulo de elasticidade melhorou com oaumento do teor de fibras, sendo mais significativo que o tratamentosuperficial da fibra. Portanto, o material é promissor para mercadoindustrial por se tratar de um material menos custoso eambientalmente correto.
2020-36-0049 || Ano de publicação: 2020
Categoria: METODOLOGIA DE PROJETO E DESIGN
Título do Paper: MECANISMOS LEGAIS PARA A PROMOÇÃO DA VISIBILIDADE DIURNA NO TRÁFEGO BRASILEIRO
Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA
Resumo: Este trabalho pretende averiguar, mediante o histórico recente dalegislação brasileira, os mecanismos promotores da visibilidadediurna na frota nacional. Da recomendação ao uso obrigatório dofarol baixo em rodovias até o uso da Lanterna de rodagem diurna(Daytime Running Lamp – DRL), passando pela aceitação dereferências do mercado europeu e norte-americano, dentre elas aFunção lanterna de rodagem diurna (Daytime Running LampFunction – DRLF), o panorama geral das leis vigentes no paístestemunha, sob vários aspectos, um enriquecimento das referênciastécnicas, benéfico à engenharia automotiva. Este cenário, em partedecorrente da harmonização de mercados, amplia as perspectivas dosprofissionais da indústria, beneficiando-os pelo acesso às inovaçõestecnológicas e pelo conhecimento de requisitos técnicos que, deforma geral, embasam tanto a concepção quanto a validação de taisinovações. No caso da visibilidade diurna, beneficia-se a esferanormativa em ao menos dois aspectos: apuro terminológico eflexibilidade funcional. O apuro terminológico decorre da distinçãooperada pela norma norte-americana SAE J2087, entre dispositivoluminoso de uso próprio (DRL) e aquele de uso alternativo (DRLF).A letra “f”, do termo inglês function (função), distingue o empregoalternativo do sistema de iluminação (farol) em “função”sinalizadora, ou seja, DRL. Quanto à flexibilidade funcional, amesma norma aproxima as características e limites – do dispositivoalternativo – à finalidade pretendida, incluindo a possibilidade de usodiurno não apenas do farol baixo, como também do farol alto comintensidade luminosa reduzida ou das lanternas dianteiras.Considerando-se tais fatores, este trabalho pretende destacar o quantoos atuais mecanismos legais podem favorecer o intercâmbio de knowhow técnico no país, potencializando alternativas que fazem damencionada harmonização não só uma aliada ao mercado brasileiro,como também uma prática favorável ao desenvolvimento dosegmento automotivo nacional, passível de converter-se em preceitometodológico.
2020-36-0060 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE E RASTREABILIDADE NUMA LINHA DE MONTAGEM DE SUSPENSÃODIANTEIRA.
Autoria: LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar ações de inovação originadosdos conceitos da indústria 4.0 com foco na integração de sistemas afim de garantir a qualidade e confiabilidade do produto e do processode fabricação. Os métodos de controle e rastreabilidade em utilizaçãona linha principal de montagem não possuíam características deintegração de sistemas conforme pilar da indústria 4.0, não atendendoas novas demandas de engenharia relativo à controles necessáriospara produção da suspensão independente (IFS). Este estudo de casorepresenta uma aplicação de uma tecnologia integrada de controle,rastreabilidade, monitoramento e eficácia do sistema numa linha demontagem de suspensão independente para atendimento de veículoscomerciais leves. Os resultados obtidos com a aplicação dessesistema integrado indicaram evolução de atendimento aos critérios dequalidade do produto, com maior controle e monitoramento dosparâmetros de projeto e rastreabilidade de cada componente eoperador com o produto final, permitindo a gestão instantânea dodesempenho do processo.
2020-36-0061 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: ELEVAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUSPENSÃO DIANTEIRAINDEPENDENTE PARA VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES.
Autoria: LUCAS DE CÉSARES OLIVEIRA MARTINS
Resumo: O estudo de caso representa um trabalho focado no aumento decapacidade produtiva realizada numa linha de produção de suspensãodianteira independente, criada para atender novos veículos. Aempresa alvo é desenvolvedora e fornecedora de componentesestruturais automotivos, tais como, chassis, peças estampadas esuspensão. O trabalho foi desenvolvido através de ciclos de melhoriacontínua e pela aplicação do método de trabalho padronizado, tantonos postos de pré-montagens como na montagem final da Suspensão.O objetivo deste estudo foi consolidar os ganhos de produtividadeobtidos através da metodologia Lean Manufacturing. Os resultadosobtidos com a aplicação das ferramentas indicaram a evolução dacapacidade com o atendimento de critérios de qualidadesimultaneamente.
2020-36-0066 || Ano de publicação: 2020
Categoria: QUALIDADE, CONFIABILIDADE E DURABILIDADE
Título do Paper: IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL FOCADO EM NORMAS DE QUALIDADE QUEREGEM O SETOR AUTOMOTIVO APLICADO NUMA CÉLULA PRODUTIVA
Autoria: SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA
Resumo: O estudo de caso realizado neste artigo, foi delimitado em duascélulas de pré-montagem do sistema de freio de veículos comerciais,cuja influência de performance frente às exigências de normas comoVDA 6.3 é relevante, principalmente por se tratar de item queenvolve segurança veicular. Nestas células, existe uma grandevariação de produtos demandados pelo elevado line up em vigor noportfólio da empresa. Há grande dependência de equipamento parasuas sub-etapas de fabricação, tais como corte de tubos de nylon ecravamento de conexões, o que tem correlação com produtividade.Além disso, ocorre forte impacto de fatores humanoscomportamentais numa relação de padrão e atendimento as normas.A metodologia apoiou-se no desenvolvimento de aspectoscomportamentais dos colaboradores, seguido de treinamento teórico eprático, por meio de implementação de rotinas para solidificação demudança cultural, de melhorias físicas nas células e de mediçãoformal da evolução diante de pré-auditorias e auditorias formais. Osresultados obtidos durante o projeto atenderam às expectativasiniciais tendo apresentado mudanças comportamentais noscolaboradores envolvidos, no indicador de performance frente àsnormas e se mostrou como agente de mudança para os demais postosda empresa.
2020-36-0067 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: ESTILO DE LIDERANÇA OPERACIONAL DE MANUFATURA BASEADO NA TEORIA TRANSFORMACIONAL ETRANSACIONAL NO CONTEXTO DO CONSÓRCIO MODULAR
Autoria: SERGIO BRUNO PROVAZI MAIA
Resumo: Este estudo de caso foi focado em sete empresas que compõem oConsórcio Modular de produção de veículos comerciais, no Estadodo Rio de Janeiro. A delimitação da pesquisa foi a liderançaoperacional, gestora das rotinas de produção nas quais estão incluídosgrande efetivo de colaboradores. O conceito de produção destesistema modular cooperativo, por concepção, exige habilidadesespecíficas da liderança diante das situações que envolvem o fluxoprodutivo, uma vez que o produto se inicia com uma empresa e apóssucessão de todas as empresas do Consórcio atuando no mesmo, éconcluído e liberado para fluxo final. Soma-se a este cenário ainfluência da cadeia logística que não está sob gestão das empresasparceiras, mas que impacta na performance da produção e ainfluência cultural particular de cada matriz. O desenvolvimento dotrabalho foi suportado pela aplicação de um questionário denominadocomo Multifactor Leadership Questionnaire ou MLQ, cuja finalidadeé identificar a composição do estilo de liderança suportado pelaTeoria de Liderança Transformacional, Transacional e Laissez-Faire.O objetivo deste estudo foi identificar os perfis dos líderes diantedesta teoria de liderança e sugerir aspectos para o desenvolvimentodos principais componentes mapeados. Os resultados obtidos com aaplicação do questionário MLQ sugerem equilíbrio entre os perfis deliderança, mas ressalta alguns aspectos influenciados pelo meio aoqual o líder executa sua gestão.
2020-36-0069 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MEIO-AMBIENTE/ENVIRONMENT
Título do Paper: SEGUNDO USO DE BATERIAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Autoria: AGHATTA CIOQUETTA MOREIRA
Resumo: As baterias de lítio-íon têm sido altamente utilizadas em uma grandegama de aplicações, se destacando como uma química de bateriabastante versátil devido à sua elevada densidade de energia. Seu usotem se evidenciado no mercado de veículos elétricos que traz seu viéssustentável. As baterias são projetadas de forma a possibilitar aoperação no veículo por um período estimado de uma década, porém,ao serem retiradas dos VEs por não fornecerem mais os requisitosnecessários à essa aplicação, as baterias ainda possuem cerca de 80%de sua capacidade de armazenamento disponível. Essa capacidaderemanescente possibilita a reutilização dessas baterias em uma sériede outras aplicações, conceito esse chamado second-life. As bateriasde veículos elétricos podem ser reutilizadas nessas novas aplicaçõespor períodos superiores a 6 anos, conforme estimativas, dependendode sua utilização. Assim, esse artigo trata do estado-da-arte do temasecond-life e seus desafios e oportunidades, incluindo uma análise decomo esse conceito vem sendo tratado mundialmente, métodos deavaliação de baterias que atingiram o fim vida útil em VEs parapossibilitar sua reutilização e possíveis aplicações que se beneficiarãodesse novo mercado. O CPQD, em conjunto com a CPFL Energia eBYD Brasil, vem desenvolvendo o projeto de Pesquisa eDesenvolvimento ANEEL CPFL CS3061– “Análise da vidaremanescente de baterias de VEs em second-life e desenvolvimentode cabeça de série de potenciais aplicações em soluções dearmazenamento de energia” que trata da análise da vida remanescentedessas baterias, desenvolvimento de protótipos com foco nasaplicações de armazenamento estacionário e algoritmos quepossibilitam a análise do estado de carga, estado de saúde e aprevisão de vida útil remanescente nestas novas aplicações, o qual foia motivação e inspiração para a elaboração deste artigo.
2020-36-0104 || Ano de publicação: 2020
Categoria: SISTEMA DE TRANSPORTE/TRANSPORTATION SYSTEMS
Título do Paper: VIABILIDADE ECONÔMICA-FINANCEIRA DE ENTREGAS REALIZADAS POR DRONES
Autoria: DAVID DIAS DE CARVALHO DUARTE
Resumo: Em vista do cenário de mobilidade urbana atual e a alta demanda porfretes de entregas de mercadorias, diversas pesquisas e testes estãosendo realizados para sanar este gargalo do setor logístico, sendo osdrones/RPAS (remotely piloted aircraft systems) o modal preferidodos grupos de estudos e empresas de tecnologia. Por isso, estapesquisa tem o propósito de verificar se os RPAS são uma alternativaviável econômico-financeira para realizar entregas de encomendas depequeno porte (até 2,5 kg) na região do Grande ABC em São Paulo.Tendo como seções iniciais artigos já publicados sobre análise domercado de RPAS e e-commerce, serviço Prime Air, custos paraoperação, regulamentação de sua utilização comercial e suasustentabilidade ambiental. Realizado pelo método de pesquisaquantitativo, com caráter exploratório e comparativo, é realizado olevantamento de dados primários, através de questionários realizadoscom 20 motoboys e observações, como o valor cobrado por empresasde Motofrete em cada região citada, e secundários através daliteratura. A pesquisa concluiu que o uso de RPAS na região é viávelem termos de custo-benefício, pois quanto maior o número de dronesutilizados menor é o custo de operação, desta forma, a análiseeconômico-financeira apresentou indicadores positivos para atémesmo pequenos e médios empreendedores. A continuidade destapesquisa beneficiará a região indicada, onde possui condiçõesconsideradas ideais para a implementação de um modal como este,devido a sua densidade populacional. É necessária uma maiorpesquisa sobre os tipos de regulamentação que o Brasil pode adotarpara este novo modelo de entregas que está em desenvolvimento,inclusive, a liberação para realizar testes locais, assim, ampliando oespaço amostral para a realidade brasileira.
2020-36-0109 || Ano de publicação: 2020
Categoria: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Título do Paper: POTENCIAL DO DESIGN ORIENTADO POR SIMULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOAUTOMOTIVO ÁGIL
Autoria: RODRIGO MAGELA DOS SANTOS
Resumo: Originalmente criado por desenvolvedores de softwares, os métodoságeis podem contribuir positivamente para dinamizar e flexibilizarprocessos de desenvolvimento de produto automotivo. Buscandomaior competitividade, novas funcionalidades e características podemser adicionadas ou subtraídas do design do produto a cada iteração como objetivo de atender necessidades e desejos ocultos do cliente, aindaque descobertos tardiamente. No entanto, a aplicabilidade dos métodoságeis nesse ambiente possui limitações relacionadas àsinterdependências e complexidades das diversas atividades deengenharia envolvidas na criação de um produto manufaturado. Umaalternativa para avançar nessa questão é ampliar as fronteiras dotrabalho em ambientes virtuais. Este artigo tem como objetivo analisaro uso do software de design orientado por simulação para facilitar aaplicação de métodos ágeis no desenvolvimento de produtoautomotivo.
2020-36-0120 || Ano de publicação: 2020
Categoria: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Título do Paper: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OPERADORES AUTOMOTIVOS DO BRASIL E DA CHINA
Autoria: MARIANA BALDO SIMOES DE ALCANTARA
Resumo: Esse estudo tem o objetivo de discutir os principais fatorescomportamentais que influenciam o compartilhamento doconhecimento em indústrias do setor automotivo no Brasil e naChina.Tem-se como premissa a organização do trabalho, a manufatura e oconhecimento de forma integrada, considerando que esses fatorespodem impactar no compartilhamento do conhecimento entre ostrabalhadores. Foi avaliado também como a cultura de cada paísinfluencia a cultura organizacional das empresas instaladas nos doispaíses.O estudo realizado inclui uma abrangente revisão da literatura sobregestão do conhecimento e cultura organizacional, que fundamenta ométodo de avaliação utilizado. A pesquisa de campo foi realizada emformato de entrevistas semi-estruturadas, para uma amostra de 5gestores / especialistas brasileiros que trabalharam em empresas dosetor automotivo nos dois países.Os fatores de compartilhamento de conhecimento no ambiente detrabalho foram avaliados onde é realizada a transformação direta, ouseja, no chão de fábrica, comparando unidades de fabricação deprodutos similares, mas alocadas em países diferentes.Os resultados discutem competências pessoais, sociais,metodológicas e técnicas, a fim de identificar os perfis de cadatrabalhador. Algumas foram destacadas, como: o “guanxi”, termochinês que descreve a capacidade de um indivíduo se conectar,principalmente para novos negócios, e o “losing face”, que se refere aperda da honra e prestígio. As diferenças entre trabalhadoresbrasileiros e chineses são significativas. Pode-se exemplificar que oChinês prefere compartilhar o conhecimento por meio documprimento à documentação técnica, respeitando a hierarquia demaneira disciplinada e é motivado basicamente por reconhecimentofinanceiro, enquanto o brasileiro ainda tem receio perder seu empregoe é motivado principalmente por reconhecimento dos seus gestores.Os resultados permitem apoiar gestores a um contexto favorável parao compartilhamento do conhecimento entre os operários e orientariniciativas para melhorar a competitividade industrial e a organizaçãodo trabalho.
2020-36-0122 || Ano de publicação: 2020
Categoria: PEÇAS E COMPONENTES/PARTS AND COMPONENTS
Título do Paper: ESTUDO DE PADRONIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE FIXAÇÃO NA MONTAGEM DOS COMPONENTES DOSISTEMA DE FREIO DE VEÍCULOS COMERCIAIS
Autoria: TIAGO SILVA DUARTE
Resumo: Neste artigo foi realizado um estudo de caso em uma montadora deveículos comerciais, sendo que esta empresa compõe o ConsórcioModular e é responsável por realizar montagens em diversos sistemasdo veículo, além de fornecedora de componentes estruturais parasistemas automotivos. O objetivo deste trabalho foi realizar apadronização dos elementos de fixação e torques aplicados emmontagens do sistema de freio dos veículos. A metodologia detrabalho consiste na avaliação das curvas de aperto, força de uniãocom o torque aplicado, bem como as características técnicas dasjuntas aparafusadas para o correto dimensionamento dos elementosde fixação para aplicação. Como resultado obteve-se uma redução devariações e complexidade na montagem dos componentes do sistemade freio, e também na quantidade de equipamentos em uso na estaçãode trabalho. Este artigo demonstra a importância do trabalho depadronização de elementos de fixação e torques, visando ter umamelhor performance e eficiência no processo produtivo.
2020-36-0129 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE CONSUMO DE CAPAS DE ELETRODOS ADEQUADO A UTILIZAÇÃO DE BI NA INDÚSTRIA 4.0.
Autoria: STELLA CRISTINA PINHEIRO MACHADO DUARTE
Resumo: Neste artigo descreveremos um estudo de caso em uma empresa defabricação de cabines que faz parte do consórcio modular no interiordo Estado do Rio de Janeiro. Este estudo teve por finalidade eliminara variabilidade de volume de capas de eletrodos liberadas para oprocesso de produção das cabines, que antes era estimado através dovalor médio de consumo. Esta estimativa ocasionava frequentesexcessos ou ausência deste consumível na linha, por isso, com afinalidade de eliminar este problema, foi necessário desenvolver eimplementar um sistema que efetuasse cálculos para prever aquantidade necessária para o processo. A metodologia de cálculoempregada neste sistema utilizou como variáveis de entrada o dePlanejamento e Controle de Produção (PCP), o qual informa onúmero e modelo de cabines a serem produzidas por semana, bemcomo o valor de stepper de cada pinça de solda. Já como variável desaída, obtivemos o valor necessário de capas de eletrodo paraconsumo em uma semana, sendo este valor segregado por modelo decapa e posto de trabalho. A implementação deste sistema foi de sumaimportância para a empresa, pois além de conseguir eliminar oproblema original, conseguimos gerar um banco de dados de valoresprevistos de consumo, o que possibilitou o desenvolvimento de umbanco de dados que proporciona indicadores com a utilização deBusiness Intelligence (BI), adicionando maior robustez e análise dosdados com as ferramentas da Indústria 4.0.
2020-36-0131 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO DE OTIMIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE GESTÃO DE MATERIAIS COMFOCO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE ASSOCIADO À PROJEÇÃO DE JOVENS APRENDIZES DOMERCADO DE TRABALHO.
Autoria: STELLA CRISTINA PINHEIRO MACHADO DUARTE
Resumo: Neste artigo discorrerá sobre o projeto de otimização e padronizaçãode gestão de materiais, efetuado com as técnicas de gerenciamento deprojetos nos dois almoxarifados de materiais improdutivos de umaempresa de fabricação de cabines que faz parte do consórcio modularno interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a finalidade de atenderaos princípios do Lean Manufacturing e às normas de Verband derAutomobilindustrie (VDA), o foco deste projeto foi diminuir avariabilidade de tempo de atendimento nos armazéns, principalmenteno que atende ao setor de manutenção, pois além de possuirexpressivas quantidades e valores de itens em estoque, a inconstânciado tempo de atendimento poderia trazer significantes impactosfinanceiros para a empresa caso a linha de produção estivesse paradadurante a manutenção corretiva de um equipamento. De uma formageral, a parte inovadora deste projeto constituiu unir às técnicas degerenciamento de projetos, ferramentas da engenharia por exemplo oKaizen, assim como a mão de obra de jovens aprendizes. Destaforma, a empresa atendeu o escopo proposto pelo projeto, e podecolaborar com a projeção destes jovens no mercado de trabalhoatravés da capacitação e experiência.
2020-36-0148 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: Processo de Manufatura da Carenagem de um Veículo para Competição Fórmula SAE
Autoria: LORRANE DE SOUZA OLIVEIRA
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever o processo dedesenvolvimento e manufatura da carenagem do veículo RM-01utilizado na competição Fórmula SAE, desenvolvido pela ScuderiaUFABC. A carenagem de um veículo desta categoria é imprescindívelpara alcançar eficiência aerodinâmica, com diminuição dos efeitos daresistência do ar, ou arrasto. Em um veículo de chassi tubular, as partesestruturais do carro influenciam negativamente a sua aerodinâmicadevido à sua geometria e, então, a carenagem exerce a função de cobriressas partes, obtendo menor separação de fluxo de ar e um escoamentocom menor turbulência. De modo geral o processo de construção dacarenagem se dá em duas etapas, a etapa de escolha dos materiais eelaboração do Projeto Assistido por Computador (Computer AidedDesign - CAD), que consiste em realizar pesquisas referentes aosmateriais que podem ser utilizados, tais como materiais compósitos oumetálicos, e a etapa de manufatura, que consiste na produção efetivada carenagem. Neste artigo essas etapas serão evidenciadas com aconstrução de uma carenagem empregando materiais compósitos. Paralaminação, foi utilizada a fibra de vidro com resina éster vinílica comomatriz de cura, e um molde de Poliestireno Expandido (EPS). Oresultado mostrou que a carenagem foi construída conforme oprojetado obtendo alta resistência mecânica, e satisfazendo os critériosde segurança do regulamento.
2020-36-0165 || Ano de publicação: 2020
Categoria: SISTEMA DE TRANSPORTE/TRANSPORTATION SYSTEMS
Título do Paper: MOBILIDADE SUSTENTÁVEL – A MITIGAÇÃO DO CO2 E A AGENDA 2030 DA ONU
Autoria: AMARO DE PAULA DIEHL KROB
Resumo: One of the forms to evaluate the sustainability of a system consists indetermining the exergetic unbalance that is generated by theinteraction between such system and the environment, both in terms ofthe resources it extracts and of the waste it generates. Thus,thermodynamic efficiency can be expressed as the amount of destroyedexergy, or, in analogous way, by means of the total resources employedin a product or service. Aiming at giving support to the selection ofmore sustainable transport technologies, in this work it is present atool for evaluating the impact of such technologies on the environmentalong their entire life cycle, using exergy as a metric. Thismethodology a case study was article presented out in which thetechnologies BRT, VLT and AEROMOVEL were applied to theoperation of a hypothetical trunk line 10 kilometers long, with aloading capacity of 15,000 passengers/hour-direction, anddepreciation time of 30 years. In addition, local and global emissionsof e-BRT technology were analyzed to expand the horizon of this study.
2020-36-0185 || Ano de publicação: 2020
Categoria: POWERTRAIN (MOTORES E TRANSMISSÕES)
Título do Paper: AVALIAÇÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE UM MOTOR OPERANDO NOS CICLOS DIESEL E OTTO
Autoria: THAMIRES CARDOZO SILVA
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise experimental do óleo lubrificantede um motor de combustão interna, originalmente projetado paraoperar no ciclo Diesel, e que foi adaptado para operar, também, nociclo Otto. Realizaram-se análises para identificar possíveis alteraçõesnas propriedades físicas do óleo lubrificante, em virtude da operaçãodo motor no ciclo Diesel utilizando óleo diesel e no ciclo Ottoutilizando etanol hidratado combustível (EHC). Em cada ensaiorealizado, foram feitas análises no lubrificante, avaliando os seguintesparâmetros: aparência, determinação de água, espectrometria de 21elementos, oxidação, nitração, sulfatação, fuligem, basicidade total eviscosidade a 40ºC e 100ºC a fim de verificar a presença decontaminantes. Foram analisados, também, a integridade doscombustíveis usados através dos testes de aparência, massa específicaa 20ºC, ponto de fulgor, teor de enxofre de biodiesel, destilação a 10%50% e 95%. Os parâmetros analisados ficaram dentro dasespecificações. Nos resultados das análises das amostras de óleo,identificou-se uma redução na viscosidade das intermediárias (metadedo tempo total de cada ciclo) e finais, quando comparado com aviscosidade do óleo novo. Os resultados encontrados para viscosidade,estão dentro do especificado pelo fabricante, porém, um ponto dedestaque é a viscosidade a 100°C da amostra com 25h no ciclo Ottoser igual à viscosidade no ciclo Diesel com 60h, evidenciando atendência da diminuição da viscosidade. Para o ciclo Diesel, o pontode fulgor do óleo lubrificante ficou dentro do especificado pelofabricante, porém no ciclo Otto, esse sofreu uma redução brusca emambas as amostras, mas principalmente na final, que operou por umtempo maior que a intermediária. Finalizados os testes, a alteração doponto de fulgor e das viscosidades não excluem o uso do óleo 15W40,mas é necessário continuar os testes por um tempo de ciclo maiorusando o EHC.
2020-36-0193 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: AVALIAR A SOLDABILIDADE DAS LIGAS AA5083 H34 E AA6082 T6 PELO PROCESSO MIG MANUAL
Autoria: JOSE ALBERTO DE OLIVEIRA
Resumo: Diante da busca global por eficiência energética, iniciativas quebuscam a redução do peso estrutural de veículos comerciais setornaram muito comuns no dia-a-dia da indústria. Uma dasalternativas exploradas atualmente é a substituição do aço por ligasde alumínio, o que permite reduzir o peso sem grandes alterações noparque industrial, portanto, são financeiramente viáveis. Nestecontexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a soldabilidade dasligas de alumínio AA5083 H34 e AA6082 T6 pelo processo MIGmanual. O método consistiu na fabricação de corpos de provaconforme AWS D1.2, em diferentes ajustes dos parâmetros desoldagem: tensão, corrente e velocidade de alimentação do arame desolda. Outras variáveis do processo foram fixadas, tais como, vazãodo gás de proteção e movimento da tocha. Os resultados forampromissores, uma vez que, foi possível determinar a melhorcombinação de parâmetros para soldagem de ambas as ligas dealumínio, cujo desempenho foi validado através do ensaio dedobramento e análises macro e micrográfica da seção transversal docordão de solda. Conclui-se que a soldagem das ligas de alumíniodissimilares AA5083 H34 e AA6082 T6 através do processo MIG éviável e depende da combinação adequada dos parâmetros desoldagem, além disso, o bom desempenho da junta está associado adistribuição uniforme do cordão de solda entre os dois componentes.
2020-36-0195 || Ano de publicação: 2020
Categoria: SEGURANÇA/SAFETY
Título do Paper: INOVAÇÕES DA RESOLUÇÃO 667 DO CONTRAN PARA A ILUMINAÇÃO AUTOMOTIVA
Autoria: CARLOS ALBERTO LEITE DE MOURA
Resumo: Um dos maiores desafios da segurança veicular, no contexto da frotanacional, é manter o sistema de iluminação maximamente imune adeterminadas variáveis, tais como a ocupação aleatória dos assentosde passageiros ou o uso do compartimento de carga. Nestes casos,desalinhamentos do facho luminoso tendem a ocorrer, resultando emredução de visibilidade do condutor ou em comprometimento docampo visual dos demais usuários, mediante o fenômeno doofuscamento. Outro desafio é a utilização correta do sistema deiluminação, ou seja, ter por parte dos condutores um uso criteriosodos fachos luminosos. Neste contexto, uma atuação segura pressupõe,sobretudo, atenção e cautela às variáveis do tráfego, para que não setente ampliar a própria visibilidade ao custo de ofuscar os outroscondutores. Em 2017 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN),através da Resolução 667, incorporou novas funcionalidades aosdispositivos luminosos, incluindo o sistema de ajuste automático deiluminação. Semelhante medida inaugura, sob influência do mercadointernacional, uma nova fase no enfrentamento das adversidadesmencionadas, ao mesmo tempo em que amplia as perspectivas daindústria nacional para a inserção de novas tecnologias. Neste cenáriotem-se maior protagonismo da eletrônica embarcada e,consequentemente, maior complexidade estrutural e funcional dosdispositivos luminosos. Resumidamente a iluminação automotivatorna-se, neste contexto, mais segura por não mais depender deintervenções do condutor para determinar tanto o uso do facholuminoso adequado (se baixo ou alto) quanto o alinhamento nasvariáveis da ocupação do veículo. No entanto, o caráter promissordestas perspectivas está atrelado aos desafios inerentes a todatransição tecnológica. Este trabalho abordará as novas perspectivas àengenharia de projetos e à segurança veicular a partir deste marco dalegislação nacional.
2020-36-0196 || Ano de publicação: 2020
Categoria: POWERTRAIN (MOTORES E TRANSMISSÕES)
Título do Paper: DIMENSIONAMENTO GEOMÉTRICO DE UM DIFERENCIAL MECÂNICO DESTINADO À MOBILIDADE ELÉTRICA
Autoria: VINICIUS AUGUSTO DE ABREU BATISTA
Resumo: Atualmente o cenário mundial de veículos muda com muita rapidez, écada vez mais comum as discussões acerca do desenvolvimento decomponentes que contribuem para o aumento da performance eviabilidade do uso de veículos elétricos. A fim de aumentar a inclusãodos veículos elétricos no mercado de mobilidade, algumasuniversidades auxiliam no desenvolvimento de um protótipopersonalizado. Nesse contexto surgiu o projeto Micron, cujo objetivoé desenvolver um veículo de mobilidade elétrica destinado ao cenáriourbano. No projeto são desenvolvidos componentes específicos queaumentem a performance e conforto do veículo, como o diferencialmecânico. Este componente é importante para distribuição dos torquesnas rodas e diferenciação das rotações dos pneus que contribuem paraauxiliar em situações de atolamentos e aumento da estabilidade emcurvas. Para garantir essas características a seleção da taxa de reduçãoideal do diferencial é importante para conciliar desde o desempenhodo veículo até o consumo do banco de baterias. O equilíbrio entre avelocidade final do protótipo com o aumento da relação entre distânciapercorrida e consumo de bateria são os principais parâmetrosutilizados durante o dimensionamento do diferencial. Odimensionamento das engrenagens será utilizado com base na normaAGMA com a finalidade de garantir maior confiabilidade e segurançado projeto. Adicionalmente, no presente artigo utilizam-se métodos demodelagem dinâmica multicorpos para comparação entre as forças decontato obtidas no software MSC Adams/View com a metodologiaanalítica. A análise estática estrutural será realizada no ANSYSMechanical, sendo efetiva para obter a distribuição de tensão sobre asengrenagens do diferencial e redutor, garantindo a integridade,durabilidade do componente e segurança do veículo.
2020-36-0209 || Ano de publicação: 2020
Categoria: TESTES E SIMULAÇÕES/TESTS AND TESTING
Título do Paper: METAMODELAGEM PARA LONGARINAS AUTOMOTIVAS
Autoria: LUCAS PIRES DA COSTA
Resumo: A constante busca por tornar os automóveis mais seguros acabapor rivalizar com o contínuo esforço em fazê-los cada vez maisleves e eficientes. Tal contradição¸ ˜ao resulta na necessidade de estudosalternativos para aprimorar o desempenho ao impacto de umcarro (do inglês, Crashworthiness) sem comprometer sua massafinal ou sua viabilidade econômica. Por conta da demanda deciclos de desenvolvimento cada vez mais curtos, o m´método doselementos finitos (MEF) ´e atualmente uma das principais ferramentaspara a análise de sistemas complexos, permitindo o estudode diferentes hipóteses nas etapas iniciais de projeto de maneirarápida e reproduzível. No entanto, os complexos fenômenosfísicos envolvidos em um impacto de automóvel aumentam ocusto computacional do modelo de elementos finitos, dificultandouma otimização direta do mesmo. Tendo isto vista, aplicam-semodelos matemáticos simplificados, ou metamodelos, capazes deprever o comportamento do fenômeno estudado. Buscando-se características desejáveis em um absorvedor de energia, no caso uma longarina de automóvel é aplicada uma metodologia composta por análises experimentais pelo MEF, automatização dosexperimentos, criação de planejamentos de experimentos (DoE,do inglês Design of Experiments), geração de metamodelos eotimização paramétrica, demonstrando que, após uma certa quantidadede seleções e treinamentos, o modelo simplificado e capazde prever métricas indiretas de desempenho, como por exemplo,o Critério de Traumatismo Craniano (ou HIC, do inglês, Head InjuryCriterion) que a longarina transmitiria ao ocupante no casode um acidente. Tal metodologia busca gerar um resultado satisfatório com um número reduzido de experimentos, diminuindoo custo computacional e consequentemente, minguando o temponecessário para a obtenção das respostas.
2020-36-0210 || Ano de publicação: 2020
Categoria: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Título do Paper: AVALIAÇÃO DE LIDERANÇA APLICADO EM UMA PLANTA DE AUTOPEÇAS
Autoria: JORGE MUNIZ
Resumo: Na pesquisa em tela, analisa-se uma proposta de avaliação edesenvolvimento da liderança para uma empresa do setor automotivo.Busca-se, assim, contribuir para orientar programas de treinamento eaconselhamento para o desenvolvimento de lideranças, de modo apromover vantagens competitivas e desenvolvimento organizacional.A pesquisa foi realizada tendo por base: i. uma revisão sistemática daliteratura; e ii. pesquisa empírica. A revisão sistemática da literaturasobre “avaliação” e “liderança” permitiu-nos identificar as seguintescategorias para avaliação da liderança: autoconhecimento,comunicação, feedback, relacionamento interpessoal, planejamento eorganização, foco em resultados, gestão do tempo, trabalho emequipe, gestão de conflitos e tomada de decisão. Foram realizadasentrevistas semi-estruturadas com nove gestores experientes, queparticiparam do processo de treinamento e desenvolvimento delideranças. Os participantes indicaram que o questionário contribuipara a avaliação e desenvolvimento da liderança. A autoavaliação daLiderança baseada em dez categorias e/ou indicadores presentes naatuação dos gestores foi validada com os participantes. Os achadosforam, por fim, contrastados com a literatura e pontos de melhoriaforam identificados para o aperfeiçoamento do instrumento ora emanálise.
2020-36-0218 || Ano de publicação: 2020
Categoria: TESTES E SIMULAÇÕES/TESTS AND TESTING
Título do Paper: PLATAFORMA RELIEF
Autoria: RENATO TEIXEIRA VARGAS
Resumo: Este artigo descreve a Plataforma RELIEF - Centro de Referência emAnálise Estrutural Por Elementos Finitos - uma Plataforma virtualgratuita criada para realizar a transferência da tecnologia de cálculode estruturas, através de cursos teóricos e oficinas de aplicaçãoprática, estabelecendo um ambiente para formação de engenheiros,especialmente provenientes de Pequenas e Médias Empresas (PMEs)[1]. A tecnologia de análise estrutural contemplada no RELIEF estábaseada no Método dos Elementos Finitos (MEF), implementado emprogramas livres de engenharia assistida por computador (CAE).Esta iniciativa é uma inovação no Brasil, porque ainda não existemalternativas técnicas e financeiras viáveis para formação de pessoas eaquisição de ferramentas de cálculo para este segmento industrial nomercado. O RELIEF está dividido em 03 módulos. O MóduloFUNDAMENTOS fornece um acervo de conhecimentos nasdisciplinas de mecânica dos sólidos teórica / experimental e MEF,com exercícios analíticos e de simulação numérica em programaslivres. Os cursos deste Módulo foram criados em parceria comlaboratórios da USP e da Unicamp. O Módulo OFICINASdisponibiliza videoaulas sobre modelagem e aplicação deferramentas de cálculo na solução de problemas de Engenhariacomo: Automobilística, Óleo & Gás, Polímeros, Estruturas Metálicase Tubulações. O módulo CONTEXTO foi desenvolvido por meio deentrevistas com consultores e empresários experientes no mercadonacional. Após a realização do projeto Piloto no período entrenovembro (2019) e março (2020), a Plataforma está emfuncionamento desde março de 2020. O RELIEF foi financiado pormeio de recursos do NEP Consultoria e do Projeto Pipe-Fapesp -Criação do Centro de Referência em Análise Estrutural - Processo2017-20646-3 (01/02/19 a 31/10/1) [2].
2020-36-0220 || Ano de publicação: 2020
Categoria: SEGURANÇA/SAFETY
Título do Paper: PANORAMA GERAL SOBRE TECNOLOGIAS DE ASSISTÊNCIA À DIREÇÃO EM VEÍCULOS AUTOMOTORES E OS PRINCIPAIS TIPOS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL
Autoria: FILIPE LEOPOLDO RODRIGUES FIGUEIREDO DE ABREU MOREIRA
Resumo: Abordagem das principais tecnologias consolidadas de Sistemas deAssistência Avançada ao Motorista capazes de evitar ou reduzir osdanos causados em um acidente como proposta de redução do númerode vítimas de trânsito, considerando a ocorrência de cada tipo deacidente no território brasileiro. Correlação das tecnologias com osdados estatísticos como principais formas de diminuir os índicesoferecendo melhor segurança aos usuários da via dentro e fora dosveículos.
2020-36-0221 || Ano de publicação: 2020
Categoria: RUÍDOS E VIBRAÇÕES (NVH)
Título do Paper: VERIFICAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE MAGNITUDE DO CHOQUE PROVENIENTE DE COLISÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR E ÍNDICE DE DANOS A CABEÇA DO CONDUTOR
Autoria: FILIPE LEOPOLDO RODRIGUES FIGUEIREDO DE ABREU MOREIRA
Resumo: Avaliação de sinais equivalentes em efeito de vibração por norma ISO2631 sob resposta do corpo humano, em específico pelo impacto dacabeça medido através de HIC (Head Injury Criteria) quando emevento de colisão de veículo. Utilização de modelo virtual domanequim Hybrid III em MADYMO em comparação a Sled Testsrepresentativos de testes de colisão baseados em testes reais comveículos.
2020-36-0238 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO LEAN MANUFACTURING PARA OBTENÇÃO DE GANHOS DE PRODUTIVIDADE EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS: UM ESTUDO DE CASO
Autoria: BRUNO PERES CAMPOS
Resumo: Atualmente, dentro da economia globalizada, nota-se uma grandedisputa para que as organizações se mantenham no mundo dosnegócios. Para tanto, dispor de preços competitivos, mantendo aqualidade em seus produtos e serviços, demanda das empresas umaatuação forte na redução de custos de produção, onde as melhorespráticas devem ser aperfeiçoadas para que a melhoria seja continua.Com base nessa filosofia, este artigo tem por objetivo, mostrar umestudo de caso em uma célula de pré-montagem de componentes dosistema de freio de veículos comerciais pesados, com a melhoria doprocesso produtivo. A metodologia baseou-se nas ferramentas do LeanManufacturing, sendo estas utilizadas pelos grandes conglomeradospara obtenção de uma maior rentabilidade. Em posse de todos estesfatos, o presente trabalho foi elaborado, de forma a eliminar odesperdício, obter ganhos de produtividade e garantir a qualidade, coma eliminação contínua e sistemática das perdas do sistema produtivo.Esse sistema de produção, quando devidamente adaptado e aplicado àempresa para a qual se destina, propicia excelentes resultados, pois sãonumerosas as fontes de oportunidades para a redução e eliminação dedesperdício.
2020-36-0243 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MANUFATURA/MANUFACTURING
Título do Paper: PLM2M NA INTEGRAÇÃO DIGITAL DA CADEIA AUTOMOTIVA:DESENVOLVIMENTO, QUALIDADE, PRODUÇÃO E SERVIÇOS
Autoria: EVANDRO GAMA
Resumo: O presente artigo tem por objetivo destacar muito bem asmudanças que as organizações industriais automotivas,cadeias de fornecimento e outros setores da indústriasofreram nos últimos anos, indo ao encontro de exigênciascomo escalabilidade, complexidade, tempos de ciclo,globalização e ambientes regulados para tratar cominformações baseadas no produto. As empresas entenderamque as aplicações da abordagem PLM (Product LifecycleManagement) para desenvolvimento de produtos,planejamento da manufatura, produção e colaboração comfornecedores e clientes podem suprir as necessidades básicaspara essa evolução, no sentido de melhorar a taxa deinovação, produtividade e requisitos de integração digital.Ainda, o mais importante, é que as empresas tambémdescobriram que deve existir um direcionador (driver) nahabilidade de criar valor para a organização. Diante dessecenário, o modelo PLM2M (PLM to Manufacturing) surgiu coma finalidade de incorporar ferramentas de modelagemorganizacional, gerenciamento das informações, fluxos detrabalho e atividades nos vários ciclos de desenvolvimento,qualidade, produção e serviços, em um contexto mais amplode modelagem de processos de negócios, que envolve aorganização como um todo, a rede de fornecimento(suppliers), colaboradores e clientes no conceito de empresaestendida, dentro da abrangência de governança de portfóliode programas e projetos, modelos de maturidade edigitalização na Quarta Revolução Industrial (4IR). Aimportância de adoção do modelo PLM2M está naimplementação da abordagem PLM de forma correta, comresultados imediatos e conceitos atuais que diferem em muitoda abordagem clássica da manufatura.A adoção da abordagem PLM necessita de um planejamentode implementação bem estruturado e bem sucedido. Assim, omodelo de referência PLM2M inclui a metodologia PLM2MAssessment focada em projetos de transformação e melhoriade negócios. A proposta de incorporar uma metodologia de‘assessment’ (avaliação) na aplicação do modelo de referênciaPLM2M é trazer uma visão da ‘situação atual da organização(as-is)’ em que se quer implementar o modelo para uma visão‘onde se quer chegar (to-be)’, dentro de critérios conscientesabsolutamente confiáveis e comprovados. O propósito éentender como as organizações podem aprimorar a eficiênciaoperacional através da otimização de processos sustentáveise conectados, assim como trazer um total domínio sobre aabordagem PLM e sua amplitude.
2020-36-0411 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: Análise de Durabilidade Acelerada e Criação de Procedimento de Ensaio Utilizando Pistas Especiais em Campo de Provas
Autoria: Rui Gustavo Lippert Schwanke
Resumo: A análise virtual utilizando-se do Método de Elementos Finitos (MEF) de veículos e componentes mecânicos desenvolvidos pela engenharia é um importante aliado na alteração de projeto e desenvolvimento de novos produtos. Neste trabalho, estudou-se, através da análise de durabilidade a correlação comparativa de sinais coletados em rotas externas e em pavimentos especiais do CTR (Centro Tecnológico Randon). Utilizou-se como amostra de ensaio o veículo de passageiros modelo Torino Low Entry Artic com chassiVolvo B8R, o qual foi instrumentado com extensômetros e acelerômetros. Coletas de dados foram feitas em 49.47 km de rotas urbanas, as quais compreenderam as cidades de São Paulo e Campinas, e pistas de Costeletas, Pedra de Rio, Paralelepípedo, Pot-Holes e Off-Road do CTR.Após o processamento e análise dos dados, a correlação de durabilidade foi estabelecida, levando em consideração metodologias de contagem de ciclos Rainflowe interpolação das curvas S-N, conceito proposto por Palmgren-Minere Endo. Posteriormente, foi proposto um procedimento de ensaio levando em consideração, como runout, 40% da severidade observada em rotas urbanas. Por fim, com a correlação estabelecida, observou a possibilidade de conclusão do ensaio em apenas 15 dias derodagem do veículo em pistas especiais do CTR, o qual representará 500.000 km em rotas urbanas.
2020-36-0415 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: Avaliação de Estabilidade e Performance de Semirreboque Bitola Larga
Autoria: Carlos Eduardo Henke Viganico
Resumo: O estudo apresenta uma comparação de simulações numéricas entre um semirreboque bitola estreita e outro bitola larga. Os estudos mostram que o bitola larga quando realizando manobras de dinâmica lateral exibe um ângulo de rolagem do chassi menor do que o bitola estreita, devido as maiores dimensões do chassi e maior bitola de rodado. Como resultado o semirreboque bitola larga pode executar as mesmas manobras que o bitola estreita, com um ângulo de rolagem do chassi menor, o que favorece a segurança e a melhor dirigibilidade. As manobras reais de teste em curva e mudança dupla de pista foram conduzidas de acordo com os requisitos determinados em norma de forma a serem possíveis de reprodução na simulação multicorpos. A comparação entre os dois tipos de chassis, até então pouco explorada, permitiu avaliar o comportamento inteiro da combinação veículo trator semirreboque e realizar a comparação dos resultados do modelo multicorpos com os resultados de testes experimentais. Os modelos multicorpos do conjunto veículo trator semirreboque foram construídos com o auxílio do programa comercial MSC ADAMS/CAR. O feixe de molas, considerado um elemento complexo na simulação, foi modelado utilizando elementos de viga de Timoshenko e a histerese associada com o atrito entre as lâminas foi obtido usando forças de contato entre as lâminas. Os chassis dos semirreboques foram modelados como corpo flexível, utilizando o método da sobreposição modal e síntese modal de componentes as quais são a base de uma robusta metodologia de modelagem. O modelo multicorpos do conjunto veículo trator semirreboque possibilitou simular um veículo ainda não testado nas pistas de testes e assim possibilitando planejar uma melhor realização de testes futuros e auxiliando na redução do tempo de desenvolvimento dos produtos.
2020-36-0418 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: Avaliação da Eficácia de Suspensão Regenerativas em Veículos Comerciais
Autoria: Rodrigo Struck da Rosa
Resumo: O crescente aumento de veículos híbridos e elétricos no mercado, tem estimulado o desenvolvimento de fontes de geração e armazenagem de energia, por parte dos subsistemas veiculares, visando um melhor desempenho e autonomia destes tipos de veículos. A suspensão veicular é um subsistema que pode gerar energia pela conversão da energia cinética produzida pelos amortecedores e molas, em energia elétrica. Esse trabalho apresenta uma avaliação experimental do potencial de geração de energia por meio de suspensões regenerativas aplicadas em veículos comerciais. Para isto, foram avaliados os princípios de funcionamento e variáveis associadas aos tipos de suspensões regenerativas encontradas na literatura. Para a avaliação experimental, uma suspensão veicular comercial do tipo Full Air foi selecionada e avaliada quando submetida a um determinado circuito rodoviário. Para coletar os deslocamentos e esforços na suspensão, foram instalados no amortecedor da mesma os instrumentos LVDT (transdutor de deslocamento variável linear) e extensômetros. O circuito da coleta foi um trecho de 34,5km da RS-453, rodovia também conhecida como Rota do Sol. Com base nos dados coletados, foi possível calcular a energia dissipada pelo sistema conhecendo-se então a energia disponível no mesmo para este tipo de suspensão quando submetida à estas condições de rodagem. Como resultado, obteve-se uma energia disponível igual a 4,9kWh por roda para o trecho percorrido, sendo este o valor disponível para ser armazenado em baterias de veículos híbridos ou elétricos servindo como fonte de alimentação para as fontes de propulsão destes veículos.
2020-36-0430 || Ano de publicação: 2020
Categoria: MATERIAIS/MATERIALS
Título do Paper: Método de compensação matemática crosstalk para obtenção de inputs de forças e momentos na suspensão veicular
Autoria: Cleiton Lima Boeno
Resumo: No desenvolvimento automotivo, em especial no sistema de suspensão, comumente não existem dados de força suficientes para determinar os esforços dinâmicos, aleatórios ou não, entrantes nos componentes durante a operação. Em vista disso, transdutores multiaxiais são aqueles que, por exemplo, podem medir forças em diferentes direções axiais, independentes um do outro. Quando uma força que atua no eixo X afeta o sistema de medição do eixo Y por influência recíproca de acoplamento estrutural, diz-se que há crosstalk entre os eixos, um termo obtido de um efeito semelhante na eletroacústica. Muitas aplicações mecânicas requerem determinar um vetor de carga que seja descrito em múltiplas direções. Níveis de crosstalk são uma parte das especificações técnicas para medições multiaxiais. Um sensor multiaxial criado a partir de um arranjo de pontes de Wheatstone é uma técnica capaz de medir em mais de um plano como, por exemplo, medição de forças nas direções x, y e z e seus respectivos momentos Mx, My e Mz. A ocorrência de crosstalk entre eixos de forças e momentos podem ser compensados matematicamente, onde recebem uma percentagem da saída do canal de entrada. O método é apropriado para um determinado número de cargas acopladas e pode ser caracterizado como compensação matemática crosstalk pelo método de cálculo da matriz inversa. Neste artigo, o método de compensação matemática crosstalk será aplicado para medir três vetores de forças e um momento (Fx, Fy, Fz e My) em um eixo veicular, fornecendo as funções de transferência. Usando a teoria da superposição, os vetores serão combinados para produzir as equações de saída que descreverão as forças e momentos reais entrantes no eixo veicular. Estabelece-se dessa forma uma técnica de obter experimentalmente, através de um eixo instrumentado e calibrado previamente, os inputs de forças e momentos na suspensão do veículo submetido à carregamentos dinâmicos.